KDE package guidelines (Português)

Os pacotes do KDE no Arch Linux seguem um certo esquema.

Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de KDE package guidelines. Data da última tradução: 2019-08-17. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.
Diretrizes de pacotes do Arch

32-bitCLRCMakeCrossDKMSEclipseElectronFonteFree PascalGNOMEGoHaskellJavaKDEKernelLispMesonMinGWNode.jsNonfreeOCamlPerlPHPPythonRRubyRustShellVCSWebWine

Diretório de compilação

Uma boa maneira de compilar pacotes de CMake é compilar um diretório fora da raiz do projeto e executar o cmake a partir desse diretório. O PKGBUILD (Português) deve ficar assim:

prepare() {
  mkdir -p build
}

build() {
  cd build
  cmake ../${pkgname}-${pkgver}
}

Prefixo de instalação

Cada pacote deve definir a variável CMAKE_INSTALL_PREFIX, mas também temos que respeitar as versões personalizadas do KDE, então use:

-DCMAKE_INSTALL_PREFIX=$(kde4-config --prefix)

ou para KDE 5:

-DCMAKE_INSTALL_PREFIX=$(kf5-config --prefix)

Quando um pacote é movido para [extra] ou [community], essa linha deve ser alterada para:

-DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr

Tipo de compilação

Geralmente você não deve especificar o tipo de compilação; isso faz com que o CMake honre variáveis ambientais como CFLAGS, CPPFLAGS, etc.

Forçar Qt4

KDE4

Em sistemas onde ambos qt4AUR e qt5-base estão instalados, o qmake refere-se à versão 5.x, então force o cmake a usar o Qt4 desta maneira:

 export QT_SELECT=4

ou usando essa opção em cmake:

-DQT_QMAKE_EXECUTABLE=/usr/bin/qmake-qt4

KF5

As mesmas regras que para o KDE4, mas você precisa forçar o cmake a usar o Qt5 ao invés do Qt4:

 export QT_SELECT=5

Nomenclatura de pacote KDE4

Módulo de Configuração do KDE

Pacotes de módulo de configuração do KDE devem ser nomeados kcm-módulo.

Widgets do Plasma

Os pacotes de widgets de Plasma (anteriormente Plasmoids) devem ser nomeados kdeplasma-applets-nome_widget para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KDE; isso também os distingue dos pacotes oficiais.

Executores

Os pacotes de corredores de plasma devem ser nomeados para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KDE; isso também os distingue dos pacotes oficiais.

Os pacotes de menus de serviço devem ser nomeados para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KDE.

Temas

Os pacotes de temas de plasma devem ser nomeados para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KDE.

Nomenclatura de pacote KF5

Widgets de plasma

Os pacotes de widgets de plasma (anteriormente Plasmoids) devem ser nomeados para que sejam reconhecíveis como pacotes relacionados ao Plasma 5; isso também os distingue dos pacotes oficiais.

Executores

Os pacotes de corredores de plasma devem ser nomeados para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao Plasma 5; isso também os distingue dos pacotes oficiais.

Os pacotes de menus de serviço devem ser nomeados kf5-servicemenus-nome_do_serviço para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KF5

Temas

Os pacotes de temas de plasma devem ser nomeados plasma5-themes-nome_do_tema para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao Plasma 5.

Instalação de arquivos de ícones e .desktop

Alguns softwares do KDE fornecem ícones em arquivos de hicolor icon theme e , os quais devem ser instalados via hooks do pacman. Evite usar comando de instalação para esses tipos de arquivos em arquivos , pois resultaria em desnecessária execução duplicada.

O pacote qt4AUR já depende de , e , então se seu pacote depender do qt4AUR, nenhuma outra ação deve ser necessária (isto é, desnecessário adicionar esses pacotes ao vetor de ).

gollark: Yes, the wilds ARE quite dangerous to be fair.
gollark: I look suspiciously at "Kyume", d6,
gollark: It's VERY suspicious that they got stranded, won't tell us why, and appeared after we encountered some goblins.
gollark: Prove it.
gollark: ++data set "asking people things" 2
This article is issued from Archlinux. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.