Sound system (Português)
Esse artigo é sobre gerenciamento básico de som. Para tópicos avançados, veja áudio profissional.
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Sound system. Data da última tradução: 2019-11-06. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.
Informações gerais
O sistema de som do Arch consiste em vários níveis:
- Drivers e interface – suporte e controle de hardware
- API (bibliotecas) de modo de usuário – utilizado e exigido por aplicativos
- (opcional) Servidores de som de modo de usuário – melhor para desktop complexos, necessário para vários apps de áudio simultâneos e vital para as capacidades mais avançadas, por exemplo, áudio pro
- (opcional) Frameworks de som – ambientes de aplicativos de alto nível não envolvendo processos de servidor
Uma instalação padrão do Arch já inclui o sistema de som do kernel (ALSA), e muitos utilitários para ele podem ser instalados a partir dos repositórios oficiais. Se você quiser recursos adicionais, pode alternar para OSS ou instalar um dos vários servidores de som.
Drivers e interface
- ALSA — Um componente do kernel do Linux que fornece drivers de dispositivo e suporte de nível mais baixo para hardware de áudio.
- https://www.alsa-project.org/wiki/Main_Page || presente no kernel padrão
- Open Sound System (OSS) — Uma arquitetura de som alternativa para sistemas compatíveis com Unix e POSIX. O OSS versão 3 foi o sistema de som original para Linux e está no kernel, mas foi substituído pelo ALSA em 2002, quando o OSS versão 4 se tornou software proprietário. O OSSv4 tornou-se software livre novamente em 2007, quando a 4Front Technologies divulgou seu código-fonte e o forneceu sob a GPL. O OSS não possui suporte a uma variedade tão grande de hardware como o ALSA, mas é melhor para alguns.
- http://www.opensound.com/ || ossAUR
Servidores de som
- PulseAudio — Um servidor de som muito popular, utilizável pela maioria dos aplicativos de desktop comuns hoje em dia. Muito bom em lidar com várias entradas simultâneas e também pode fazer áudio de rede. Muito fácil de começar a trabalhar, na verdade, muitas vezes tudo o que tem a fazer é instalar o pacote e ele será executado automaticamente. Não destinado a aplicativos pro audio de baixa latência.
- JACK Audio Connection Kit — A edição mais antiga de um servidor de som para uso profissional de áudio, especialmente para aplicativos de baixa latência, incluindo gravação, efeitos, síntese em tempo real e muitos outros. Embora esta edição seja a mais antiga, ela mantém uma equipe de desenvolvimento muito ativa e dedicada, e a edição a ser usada não é clara, a tentativa e o erro geralmente são úteis.
- https://jackaudio.org/ || jackAUR
- JACK2 — Esta é a edição mais recente do JACK, projetada explicitamente para sistemas multiprocessados e também inclui transporte pela rede.
- Network Audio System — Este é um servidor de som suportado por alguns dos principais aplicativos.
Veja também
gollark: Hmm, looks like DNS is [REDACTED].
gollark: Do you know *why* it's not up? Did its server implode?
gollark: Have you tried making it be up?
gollark: Your thing probably just gained sentience and started harvesting local computing power or something.
gollark: Pick arbitrary cool-looking regression lines going through it.
This article is issued from Archlinux. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.