Window manager (Português)

Um gerenciador de janela, ou window manager (WM), é um software de sistema que controla o posicionamento e aparência de janelas dentro de um sistema de janelas em uma interface gráfica de usuário (GUI). Ele pode ser parte de um ambiente de desktop (DE) ou ser usado de forma independente.

Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Window manager. Data da última tradução: 2020-01-25. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Visão geral

Os gerenciadores de janela são clientes X que controlam a aparência e o comportamento dos quadros ("janelas"), onde os vários aplicativos gráficos são desenhados. Eles determinam a borda, a barra do título, o tamanho e a capacidade de redimensionar as janelas, e muitas vezes fornecem outras funcionalidades, como áreas reservadas para aderir dockapps como o Window Maker, ou a capacidade para separar janelas como o Fluxbox. Alguns gerenciadores de janela são empacotados com utilitários simples, como menus para iniciar programas ou para configurar o próprio WM.

A especificação Dicas estendidas de Gerenciador de janela (inglês) é usada para permitir que os gerenciadores de janela interajam de maneira padrão com o servidor e os outros clientes.

Alguns gerenciadores de janela são desenvolvidos como parte de um ambiente de desktop mais completo, geralmente permitindo que os outros aplicativos fornecidos interajam melhor uns com os outros, dando uma experiência mais consistente ao usuário, com recursos como ícones de área de trabalho, fontes, barras de ferramentas, papéis de parede ou widgets.

Outros gerenciadores de janela são, em vez disso, projetados para serem usados como "autônomos", dando ao usuário liberdade completa sobre a escolha dos outros aplicativos a serem usados. Isso permite ao usuário criar um ambiente mais leve e personalizado, adaptado às suas próprias necessidades específicas. "Extras", como ícones de área de trabalho, barras de ferramentas, papéis de parede ou widgets, se necessário, terão que ser adicionados com aplicativos dedicados adicionais.

Alguns gerenciadores de janela autônomos também podem ser usados para substituir o WM padrão de um DE, assim como alguns gerenciadores de janela orientados a DE podem ser usados autônomo também.

Antes de instalar um gerenciador de janela, é necessária uma instalação funcional do servidor X. Veja Xorg para obter informações detalhadas.

Tipos

  • Empilhamento – os gerenciadores de janela, neste caso também conhecidos como flutuantes, fornecem a metáfora tradicional de desktop usado em sistemas operacionais comerciais como Windows e OS X. As janelas agem como folhas de papéis em uma mesa e pode ser empilhada uma sobre a outra. Para páginas disponíveis no Arch Wiki, veja Category:Stacking window managers (Português).
  • Tiling – os gerenciadores de janela "colam" (tile) as janelas lado a lado, de forma que nenhuma se sobreponha a outra. Eles geralmente fazem grande uso de atalhos de teclados e menos (ou nenhuma) dependência do mouse. Os gerenciadores de janela de tiling podem ser manuais, oferecendo layouts pré-definidos ou ambos. Para páginas disponíveis no Arch Wiki, veja Category:Tiling window managers.
  • Dinâmico – os gerenciadores de janela podem trocar dinamicamente entre a disposição de janelas tiling ou flutuante. Para páginas disponíveis no Arch Wiki, veja Category:Dynamic window managers.

Veja Comparison of tiling window managers e Wikipedia:Comparison of X window managers para uma comparação entre gerenciadores de janelas.

Lista de gerenciadores de janela

Gerenciadores de janela de empilhamento

  • 2bwm Gerenciador de janela flutuante rápido, com a particularidade de ter 2 bordas, escritas sobre a biblioteca XCB e derivadas de mcwm escritas por Michael Cardell. Em 2bwm tudo é acessível a partir do teclado, mas um dispositivo de apontamento pode ser usado para mover, redimensionar e aumentar/diminuir. O nome mudou recentemente de mcwm-beast para 2bwm.
https://github.com/venam/2bwm || 2bwmAUR
  • AfterStep Gerenciador de janela para o sistema Unix X Window. Originalmente baseado na aparência da interface NeXTStep, ele fornece aos usuários finais uma área de trabalho consistente, limpa e elegante. O objetivo do desenvolvimento do AfterStep é fornecer flexibilidade na configuração da área de trabalho, melhorando a estética e o uso eficiente dos recursos do sistema.
http://www.afterstep.org/ || afterstep-gitAUR
    • Compiz Gerenciador de composição OpenGL que usa GLX_EXT_texture_from_pixmap para vincular janelas de nível superior redirecionadas a objetos de textura. Ele tem um sistema de plug-in flexível e foi projetado para funcionar bem na maioria dos hardwares gráficos.
    https://launchpad.net/compiz || compizAUR, compiz-coreAUR
        • Enlightenment O Enlightenment não é apenas um gerenciador de janela para Linux/X11 e outros, mas também um conjunto completo de bibliotecas para ajudá-lo a criar lindas interfaces com muito menos trabalho do que fazê-lo à moda antiga e lutar com ferramentas tradicionais, sem mencionar um tradicional gerenciador de janela.
        https://www.enlightenment.org/ || enlightenment
          • Fluxbox Gerenciador de janela para X que foi baseado no código do Blackbox 0.61.1. É muito leve em recursos e fácil de manusear, mas ainda repleta de recursos para criar uma experiência de área de trabalho fácil e extremamente rápida. É construído usando C++ e licenciado sob a licença MIT.
          https://github.com/fluxbox/fluxbox || fluxbox
                • Goomwwm Gerenciador de janela X11 implementado em C como um projeto de software de sala limpa. Ele gerencia janelas em um layout flutuante mínimo, enquanto fornece controles orientados por teclado flexíveis para troca de janela, dimensionamento, movimentação, marcação e colocação. Também é rápido, leve, sem modelagem, compatível com Xinerama e compatível com EWMH sempre que possível.
                https://github.com/seanpringle/goomwwm || goomwwmAUR
                        • KWin O gerenciador de janela padrão do KDE, desde o KDE 4.0, vem com a primeira versão do suporte integrado para composição, tornando-o também um gerenciador de composição. Isso permite que a KWin forneça efeitos gráficos avançados, semelhantes ao Compiz, além de fornecer todos os recursos das versões anteriores do KDE (como uma integração muito boa com o KDE, capacidade de configuração avançada, prevenção contra furto de foco, gerenciador de janela bem testado e robusto). manuseio de aplicativos/kits de ferramentas que se comportam mal etc.). Também serve como compositor para Wayland.
                        https://techbase.kde.org/Projects/KWin || kwin
                                  • MWM O Motif Window Manager (MWM) é um gerenciador de janela X baseado no kit de ferramentas Motif.
                                  https://sourceforge.net/projects/motif/ || openmotif
                                          • TinyWM Gerenciador de janela minúsculo criado como um exercício de minimalismo. Pode ser útil aprender algumas das noções básicas de como criar um gerenciador de janela. É composto de aproximadamente 50 linhas de C. Há também uma versão do Python usando python-xlib.
                                          http://incise.org/tinywm.html || tinywmAUR tinywm-gitAUR
                                                    • Xfwm O gerenciador de janela Xfce gerencia a colocação de janelas de aplicativos na tela, fornece belas decorações de janelas, gerencia espaços de trabalho ou desktops virtuais e suporta nativamente o modo de várias telas. Ele fornece seu próprio gerenciador de composição (da extensão X.Org Composite) para transparência e sombras verdadeiras. O gerenciador de janela do Xfce também inclui um editor de atalhos de teclado para comandos específicos do usuário e manipulações básicas do Windows e fornece um diálogo de preferências para ajustes avançados.
                                                    https://docs.xfce.org/xfce/xfwm4/start || xfwm4

                                                    Gerenciadores de janela de tiling

                                                    • Bspwm bspwm is a tiling window manager that represents windows as the leaves of a full binary tree. It has support for EWMH and multiple monitors, and is configured and controlled through messages.
                                                    https://github.com/baskerville/bspwm || bspwm
                                                      • Herbstluftwm Manual tiling window manager for X11 using Xlib and Glib. The layout is based on splitting frames into subframes which can be split again or can be filled with windows (similar to i3/ musca). Tags (or workspaces or virtual desktops or …) can be added/removed at runtime. Each tag contains its own layout. Exactly one tag is viewed on each monitor. The tags are monitor independent (similar to xmonad). It is configured at runtime via ipc calls from herbstclient. So the configuration file is just a script which is run on startup. (similar to wmii/musca).
                                                      https://herbstluftwm.org || herbstluftwm

                                                                  Gerenciadores de janela dinâmicos

                                                                  • awesome Highly configurable, next generation framework window manager for X. It is very fast, extensible and licensed under the GNU GPLv2 license. Configured in Lua, it has a system tray, information bar, and launcher built in. There are extensions available to it written in Lua. Awesome uses XCB as opposed to Xlib, which may result in a speed increase. Awesome has other features as well, such as an early replacement for notification-daemon, a right-click menu similar to that of the *box window managers, and many other things.
                                                                  https://awesomewm.org/ || awesome
                                                                    • echinus Simple and lightweight tiling and floating window manager for X11. Started as a dwm fork with easier configuration, echinus became full-featured re-parenting window manager with EWMH support. It has an EWMH-compatible panel/taskbar, called ouricoAUR.
                                                                    http://plhk.ru || echinusAUR

                                                                            Veja também

                                                                            gollark: Getting around some language limitations in esolangs *sometimes* involves just making an interpreter for a more complex language.
                                                                            gollark: Well, yes, but that would be hard to use.
                                                                            gollark: ?
                                                                            gollark: So what's the cool pictureM
                                                                            gollark: What longuaje?
                                                                            This article is issued from Archlinux. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.