Ciência
Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípios certos. Esta palavra deriva do latim "scientia", cujo significado é "conhecimento" ou "saber".[1]
The poetry of reality Science |
We must know. We will know. |
A view from the shoulders of giants. |
v - t - e |
Ramos da ciência
Em geral, a ciência comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. Os vários ramos da ciência diferenciam-se pelo o tipo de fenómenos estudados. Entre eles, dividos em duas áreas principais:
Ciências naturais:
- Biologia: Estudo da vida.
- Geologia: Estudo da Terra.
- Quimica: Estudo dos átomos e das suas reações.
- Fisica: Estudo do universo e a sua evolução.
Ciências sociais: Estudam o comportamento humano, as relações humanas e o seu desenvolvimento em sociedade. Nelas estão incluídas áreas como a Antropologia, o Direito, a História, a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia Social, a Economia Social, a Política Social, o Direito Social.
Método científico
A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor. A ciência tem evoluído ao longo dos séculos. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna.
O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes[2].
O método começa com a observação por parte do cientista, ele detecta algo a ser investigado (fenômeno físico ou químico) e parte para a problematização, o porquê do acontecimento. Surge então uma hipótese (uma resposta) para o fenômeno, esta deve ser embasada em ciência de qualidade. Se a hipótese for aprovada pela comissão julgadora (formada por cientistas) ela se transforma em lei, como ocorreu com a lei de Lavoisier.
Pseudociência
A pseudociência é uma teoria com aparência científica mas que não usa métodos rigorosos de pesquisa. A pseudociência descreve qualquer sistema de crenças que se utiliza de linguajar científico para passar uma falsa ideia de legitimidade.
Ver tambem
Referências
- ciência, priberam.pt.
- UM ENFOQUE DIDATICO DA PRODUÇAO CIENTIFICAO, Vianna, 2001 | ISBN: 8512321601