Telnet (Português)

Telnet é o protocolo tradicional para fazer conexões remotas do console via TCP. O Telnet não é seguro e é usado principalmente para conectar equipamentos legados hoje em dia. O tráfego de Telnet é pode ser facilmente detectado por senhas e, portanto, conexões nunca devem ser feitas através de qualquer rede não confiável, incluindo a Internet, a menos que seja criptografada com SSH ou encapsulada através de uma VPN. Para uma alternativa segura, veja SSH.

Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Telnet. Data da última tradução: 2019-10-08. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Instalação

Instale o pacote inetutils.

Inclui um cliente de telnet. Um servidor telnet pode ser configurado com soquetes systemd ou xinetd. O telnetd via systemd requer apenas o pacote inetutils. Para configurar um servidor telnet com xinetd, instale xinetd também.

Configuração

Para habilitar conexão de servidor telnet no systemd, habilite telnet.socket (se o servidor telnet deve ser iniciado na inicialização) e inicia telnet.socket para testar a conectividade.

Para habilitar as conexões de servidor telnet em xinetd, edite /etc/xinetd.d/telnet, altere disable = yes para disable = no e reinicie o serviço xinetd.

Habilite o serviço de xinetd no systemd se você quiser iniciá-lo na inicialização do computador.

Testando a configuração

Tente abrir uma conexão telnet ao seu servidor:

$ telnet localhost

Tente um login root para ver se sua configuração permite isso e as implicações de segurança que isso implica.

Se a sessão se desconectar antes de você receber um prompt de login, tente instalar inetutils-gitAUR no lugar dos inetutils atuais e reiniciar o telnet.socket.

gollark: Write your code in Scratch!
gollark: I'd actually argue that despite somehow sounding similar code editing and document editing are basically entirely different. Yes, they both load/display files, and have fonts and stuff, but there's almost no overlap.
gollark: My command line is far easier to use than a visual, because it has loads of options and I don't want a GUI with a billion buttons.
gollark: Not at all!
gollark: You'd end up with people still effectively programming only with an unintuitive visual interface.
This article is issued from Archlinux. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.