Kernel (Português)

Arch Linux é baseado no kernel do Linux. Existem vários kernels Linux disponíveis para o Arch Linux, além do kernel estável mais recente. Este artigo lista algumas das opções disponíveis nos repositórios com uma breve descrição de cada uma. Há também uma descrição dos patches que podem ser aplicados ao kernel do sistema. O artigo termina com uma visão geral da compilação personalizada do kernel com links para vários métodos.

Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Kernel. Data da última tradução: 2020-06-28. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

De acordo com o Wikipédia:

O kernel Linux (ou núcleo Linux) é um kernel para sistemas operacionais tipo UNIX, monolítico e de código aberto.

Os pacotes de kernel são instalados no sistema de arquivos em /boot/. Para poder inicializar no kernels, o gerenciador de boot deve ser configurado adequadamente.

Kernels com suporte oficial

  • Stable Kernel e módulos Vanilla Linux, com alguns patches aplicados.
https://www.kernel.org/ || linux
  • Hardened Um kernel Linux focado na segurança que aplica um conjunto de patches rígidos para mitigar as explorações do kernel e do espaço do usuário. Ele também permite mais recursos de fortalecimento do kernel upstream do que linux.
https://github.com/anthraxx/linux-hardened || linux-hardened
  • Zen Kernel Resultado de um esforço colaborativo de hackers do kernel para fornecer o melhor kernel Linux possível para os sistemas do dia a dia. Mais detalhes podem ser encontrados em https://liquorix.net (que fornece binários de kernel baseados no Zen for Debian).
https://github.com/zen-kernel/zen-kernel || linux-zen

Compilação

O Arch Linux fornece dois métodos para compilar seu próprio kernel.

/Arch Build System
Aproveita a alta qualidade do PKGBUILD existente do e os benefícios de gerenciamento de pacote.
/Compilação tradicional
Envolve o download manual de um tarball de origem e a compilação no diretório inicial como um usuário normal.

Kernels do kernel.org

  • Next Kernels mais recentes com recursos pendentes para serem mesclados na próxima versão da linha principal.
https://www.kernel.org/doc/man-pages/linux-next.html || linux-next-gitAUR
  • Longterm 4.9 Kernel e módulos Linux 4.9 de suporte a longo prazo (LTS).
https://www.kernel.org/ || linux-lts49AUR

Patches e patchsets

Existem muitas razões para corrigir o seu kernel, as principais são para desempenho ou suporte a recursos que não são da linha principal. Outras razões podem incluir diversão e ver como isso é feito e quais são as melhorias.

No entanto, é importante notar que a melhor maneira de aumentar a velocidade do seu sistema é primeiro adaptar o kernel ao seu sistema, especialmente a arquitetura e o tipo de processador. Por esse motivo, o uso de versões pré-empacotadas de kernels personalizados com configurações genéricas de arquitetura não é recomendado nem realmente vale a pena. Um benefício adicional é que você pode reduzir o tamanho do seu kernel (e, portanto, tempo de compilação), não incluindo suporte para itens que você não possui ou usa. Por exemplo, você pode começar com a configuração do kernel padrão quando uma nova versão do kernel for lançada e remover o suporte a itens como Bluetooth, video4linux, Ethernet de 1000 Mbit etc., funcionalidades que você sabe que não precisará para sua máquina específica. Embora esta página não seja para personalizar a configuração do seu kernel, ela é recomendada como um primeiro passo - antes de passar a usar um conjunto de patches depois de entender os fundamentos envolvidos.

Os arquivos de configuração para os pacotes do kernel do Arch podem ser usados como ponto de partida. Eles estão nos arquivos de origem do pacote Arch, por exemplo vinculados a partir de . O arquivo de configuração do seu kernel atualmente em execução também pode estar disponível no seu sistema de arquivos em se a opção do kernel estiver ativada.

Se você realmente não corrigiu ou personalizou um kernel antes, não é tão difícil e existem muitos PKGBUILDs no fórum para conjuntos de patches individuais. No entanto, é aconselhável começar do zero com um pouco de pesquisa sobre os benefícios de cada conjunto de patches, em vez de escolher apenas um. Dessa forma, você aprenderá muito mais sobre o que está fazendo, em vez de apenas escolher um kernel na inicialização e ficar imaginando o que ele realmente faz.

Patchsets principais

    Outros patchsets

    Alguns dos pacotes listados também podem estar disponíveis como pacotes binários via Repositórios não oficiais de usuários.

    Veja também

    gollark: Similarly to biological life stars run on internal feedback loops; if fusion produces less heat the radiation pressure keeping the outer layers up is reduced so the core contracts and more stuff can fuse.
    gollark: Oxygen CAN fuse in stars, it just requires higher pressure and temperatures.
    gollark: Although possibly the outer layers would be cast off and be larger and (OH NO) red.
    gollark: Based on my very approximate knowledge of stellar dynamics, that would make it... contract and burn hotter.
    gollark: To do what?
    This article is issued from Archlinux. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.