Disk cloning (Português)

A clonagem de disco é o processo de criar uma imagem de uma partição ou de um disco rígido inteiro. Isso pode ser útil para copiar a unidade para outros computadores e para fins de backup e recuperação.

Dica: Ao longo do tempo, sistemas de arquivos obtém novos recursos e utilitários de mkfs alteram seus padrões, mas nem todos os novos recursos podem ser habilitados sem reformatação. Então, ao mover dados para uma nova unidade, em vez de clonar os dispositivos de bloco ou sistemas de arquivos, considere criar um novo sistema de arquivos ou apenas copiar os arquivos (e seus atributos, ACLs, atributos estendidos, etc.) com, por exemplo, rsync.
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Disk cloning. Data da última tradução: 2020-06-17. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Usando dd

Veja dd (Português)#Clonagem e restauração de disco.

Usando ddrescue

ddrescue é uma ferramenta projetada para clonagem e recuperação de dados. Ele copia dados de um arquivo ou dispositivo de bloco (disco rígido, cdrom, etc) para outro, tentando resgatar as partes boas primeiro em caso de erros de leitura, para maximizar os dados recuperados.

Para clonar uma unidade defeituosa ou prestes a morrer, execute ddrescue duas vezes. Primeiro round, copie todos os blocos sem erro de leitura e registre os erros em rescue.log.

# ddrescue -f -n /dev/sdX /dev/sdY rescue.log

sendo X e as letras das partições desejadas dos dispositivos de bloco.

Segunda rodada, copie apenas os blocos ruins e tente 3 vezes para ler a fonte antes de desistir.

# ddrescue -d -f -r3 /dev/sdX /dev/sdY rescue.log

Agora você pode verificar o sistema de arquivos por corrupção e montar a nova unidade.

# fsck -f /dev/sdY

Clonagem de sistema de arquivos

Usando e2image

e2image é uma ferramenta incluída em para fins de depuração. Ele pode ser usado para copiar partições ext2, ext3 e ext4 eficientemente apenas copiando os blocos usados. Observe que isso funciona apenas para sistemas de arquivos ext2, ext3 e ext4, e os blocos não utilizados não são copiados, portanto, essa pode não ser uma ferramenta útil se você estiver esperando recuperar arquivos excluídos.

Para clonar uma partição do disco físico , partição 1, para o disco físico , partição 1 com e2image, execute:

# e2image -ra -p /dev/sda1 /dev/sdb1

Softwares de clonagem de disco

Estes aplicativos permite criação fácil de backup de sistemas de arquivos inteiros e recuperação em caso de falha, geralmente na forma de um Live CD ou unidade USB. Eles contêm imagens completas do sistema de um ou mais pontos específicos no tempo e são frequentemente usados para registrar boas configurações conhecidas. Veja Wikipedia:Comparison of disk cloning software para sua comparação.

Veja também Programas de sincronização e backup para outros aplicativos que podem fazer snapshots completos do sistema, além de outras funcionalidades.

  • Arch Backup Um script trivial de backup com configuração simples.
    • Método de compressão configurável.
    • Vários alvos de backup.
https://github.com/p5n/archlinux-stuff/tree/master/arch-backup/ || arch-backupAUR
  • Clonezilla Uma solução de recuperação de desastre, clonagem de disco, criação e aplicação de imagem.
    • Inicia de live CD, unidade flash USB ou servidor PXE.
    • Suporte a ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, btrfs, FAT32, NTFS, HFS+ e outros.
    • Usa Partclone (padrão), Partimage (opcional), ntfsclone (opcional) ou dd para fazer imagem ou clonar uma partição.
    • Servidor multicast para restaurar várias máquinas de uma só vez.
    • Incluído na mídia de instalação do Arch Linux.
https://clonezilla.org/ || clonezilla

                  Derivados do dd

                  dcfldd 
                  é uma substituição do dd com a capacidade de hashing durante seu uso, ajudando a garantir a integridade. Aceita a maioria dos parâmetros do dd e inclui saída de status. Uma versão estável de dcfldd foi lançado pela última vez em 2006.
                  ddrescue 
                  GNU ddrescue é uma ferramenta de recuperação de dados capaz de ignorar erros de leitura. ddrescue não está relacionado ao dd, exceto que ambos podem ser usados para copiar dados de um dispositivo para outro. A principal diferença é que o ddrescue usa um algoritmo sofisticado para copiar dados de unidades defeituosas, causando-lhes o menor dano possível. Consulte o manual do ddrescue para detalhes.

                  Veja também

                  gollark: I see.
                  gollark: How do you know?
                  gollark: <@!134073775925886976>
                  gollark: Hmm, you are right and I clearly did that thing where people are bad at coming up with counterexamples.
                  gollark: Which large organisations actually *do* consistently manage to deliver stuff on time and budget? Are there any?
                  This article is issued from Archlinux. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.